Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, data criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das matas e incentivar ações que visem à sua proteção.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, lembra que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à preservação dos recursos naturais, proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, permitindo que toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes sejam protegidas e até mesmo reestabelecidas.
Mauá conta com os melhores indicadores de saneamento da Região Metropolitana de São Paulo. A cidade é destaque por ter atingido os índices de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Esse avanço dos indicadores beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade.
Cerca de nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. O córrego Taboão que nasce no Jardim Primavera e corta os bairros, Jardim Camila, Jardim Anchieta, Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso e Vila Noemia, o Córrego Itrapoã corta o Parque São Vicente e Jardim Araguaia, além do Córrego Bocaína que percorre os bairros da Vila Bocaína, Vila Guarani, Vila Dirce, Vila América e Parque Boa Esperança, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.
“A gestão adequada da coleta e o tratamento de esgoto são fundamentais para a conservação e restauração da biodiversidade. A remoção de efluentes impacta positivamente áreas circundantes a corpos d'água (rios, córregos e nascentes), permitindo a regeneração da vida aquática e terrestre e, consequentemente, a recomposição das comunidades de fauna e flora que neles habitam.”, destaca Evaristo Reis, responsável pela área de Operações da BRK em Mauá.
Não dê início a queimadas;
Não descarte lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro;
Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
Plante árvores.
“Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento da cidade”, conclui Evaristo.